Diferença
entre o barroco na Europa e no Brasil
No barroco europeu as
cores, e jogo de luz e sombra são mais valorizados o que enfatiza o
contraste. A organização pictórica já não é tão centralizada
como a renascentista e é apresentada uma maior proposta de
movimento. Essas imagens contam as histórias mitológicas,
religiosas e humanistas, que geralmente são cenas do cotidiano da
nobreza e da burguesia.
Os artistas barrocos são
os maiores responsáveis pelas pinturas das igrejas, utilizando a
técnica da perspectiva o que dá um efeito de infinito dos céus.
Eles exploram as esculturas como forma de ornamentação das igrejas
transmitindo um efeito emotivo do espectador.
Os principais ícones do
barroco europeu são: os holandeses Rembrandt e Vermeer, o italiano
Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, e o flamengo Rubens o
espanhol Velásquez.
Por outro lado o barroco
brasileiro foi influenciado pelo barroco português, mas depois foi
adquirindo características próprias, formando a identidade do
barroco brasileiro.
O barroco brasileiro
iniciou-se em Minas Gerais, durante uma época de efervescência do
ouro nessa região (séc. VIII). Esse desenvolvimento favoreceu
intensamente a produção artística da região, onde artistas como
Antônio Francisco de Lisboa ou Aleijadinho, tiveram grande
importância nesse processo. Ele era escultor e utilizava pedra
sabão e madeira em suas obras e os temas eram religiosos.
Outros artistas que
contribuíram bastante para a disseminação do barroco brasileiro
foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca
Mestre Valentim.
Na Literatura,
destacaram-se o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido
como "Boca do Inferno", Pois ele utilizava muitas sátiras
em suas composições. Ele é considerado o mais importante
poeta barroco brasileiro. Outro importante representante da
Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque
com seus sermões.
BARROCO EUROPEU
Suas
características gerais são:
Suas características gerais são:
*
Emocional sobre o racional;
* Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
* Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
* Violentos contrastes de luz e sombra;
* E pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
alhados trabalhos de escultura. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas.
* Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
* Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
* Violentos contrastes de luz e sombra;
* E pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
alhados trabalhos de escultura. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas.
BARROCO BRASILEIRO
Suas
caracteristicas gerais são:
Suas caracteristicas gerais são:
O
barroco brasileiro é claramente associado à religião católica.
Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas
regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração,
encontramos igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira - as
talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas
e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. Já nas
regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas
apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por
artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões
mais ricas.
BARROCO BRASILEIRO
Suas
caracteristicas gerais são:
Suas caracteristicas gerais são:
O
barroco brasileiro é claramente associado à religião católica.
Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas
regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração,
encontramos igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira - as
talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas
e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. Já nas
regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas
apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por
artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões
mais ricas.
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