BENTO TEIXEIRA
Veio cedo para o Brasil; formou-se no Colégio da
Bahia, onde foi professor de primeiras letras. Assassinou a mulher em
1594; fugindo à prisão, refugiou-se em Pernambuco, no convento dos
beneditinos, em Olinda.
A redação de Prosopopéia aconteceu durante o
isolamento no convento. Tudo indica que o motivo não era outro senão
o de agradar os poderosos, principalmente Jorge de Albuquerque
Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco.
PROSOPOPÉIA
POEMA ÉPICO – Poemeto épico,
em 94 estâncias (o mesmo que estrofe) de oitava-rima (as estrofes de
oito versos têm os dois últimos rimando entre si), em versos
decassílabos (dez sílabas métricas), conforme ensinava Camões, em
Os Lusíadas.
O livro conta os feitos históricos de Jorge de
Albuquerque Coelho, governador de Pernambuco, a quem o autor
pretendia agradar.
A imitação de Os Lusíadas é freqüente, desde
a estrutura até as construções sintáticas. Isto tirou da obra o
valor literário que, porventura, pudesse ter, ficando a fama
histórica de ser o livro inaugurador do Barroco brasileiro.
Considerado o primeiro poema épico de nossa
literatura.
Considerado poema laudatório (que contém
louvor).
Personagens de Prosopopéia:
a) Proteu (narrador). Na mitologia grega, “Proteu”
é deus marinho, capaz de se transformar em animais, em água e em
fogo.
b) Jorge de Albuquerque (herói).
GREGÓRIO DE MATOS
POESIA SATÍRICA – Apesar de
ter exercido funções religiosas e de ter um irmão padre (Eusébio
de Matos), Gregório não perdoa a Igreja Católica baiana: faz
sátiras ferinas contra padres e freiras, chegando mesmo a usar
palavrões em pleno século XVII.
E nos frades há manqueiras?… Freiras… E que
ocupam os serões?… Sermões. Não se ocupam em disputas?… Putas.
Com palavras dissolutas Me concluís, na verdade, Que as lidas todas
de um frade São freiras, sermões e putas.
Veja o que disse o poeta sobre a Sé da Bahia,
órgão central da Igreja Católica no Brasil:
A nossa Sé da Bahia, com ser um mapa de festas, é
um presepe de bestas, se não for estrebaria.
ALEIJADINHO
Aleijadinho
(Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há
registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um
mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância,
observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Por
volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas
articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente
pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo
os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas
em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do
comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua
trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
Na
fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e
serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis, Igreja
Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro
Preto).

Profeta Daniel (pedra sabão), Santuário de Bom
Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)
Já
com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas
obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e
Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas
do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em
madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e
representativos do barroco brasileiro.

Carregamento da Cruz
(escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
(Congonhas-MG)
A
obra de Aleijadinho
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
Morreu
pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável).
O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois.
Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do
barroco mineiro.
Principais
obras de Aleijadinho:
Talha
-
Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei
-
Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
-
Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto
Arquitetura
-
Projetos de fachadas de duas igrejas (Igreja de São Francisco em São João
del-Rei e Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto).
Escultura
-
Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (incluíndo as
mais conhecidas: "Os Doze Profetas").
Referências:
http://www.suapesquisa.com/aleijadinho/
/home/aluno1/Desktop/biografia dos autores barroco/autores-do-barroco.html
/home/aluno1/Desktop/biografia dos autores barroco/gregorio-de-matos.html
muito bom
ResponderExcluirGostei bastante >.<
ResponderExcluirmuito bem *------*
ResponderExcluirmt bom perfeito!!!
ResponderExcluirÓtimo!
ResponderExcluirruim dma
ResponderExcluirdms*
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